DESABASTECIMENTO DE TESTES

Associação alerta para risco de desabastecimento de testes de covid-19 no Brasil

A Abramed aponta que o problema já começou mundo afora e, certamente, chegará ao país

Cristiane Noberto
postado em 12/01/2022 23:31
 (crédito: Ludovic Marin/AFP)
(crédito: Ludovic Marin/AFP)

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) alertou para o risco de desabastecimento de testes de covid-19 no Brasil. A nota técnica emitida pela entidade nesta quarta-feira (12/01) tem o intuito de evitar o risco de redução de oferta de exames para detecção da doença.

Diante da importância da testagem da população, a associação informou que, “assim como em outras partes do mundo, a alta demanda de exames laboratoriais para o diagnóstico da Covid-19 trouxe ao setor de medicina diagnóstica brasileiro a preocupação com a falta de insumos necessários para a realização desses exames”.

A Abramed aponta que o resguardo deve ser tanto para os testes PCR, como para os antígeno. De acordo com a associação, o problema já começou em alguns países e, certamente, chegará ao Brasil. “Se os estoques não forem recompostos rapidamente poderá ocorrer a falta de oferta de exames”, diz o comunicado da entidade.

Assim, a associação recomenda que as testagens sejam feitas por ordem prioritária, por escala de gravidade: Pacientes que tenham maior gravidade de sintomas; hospitalizados e cirúrgicos; pessoas em grupo de risco; gestantes; trabalhadores assistenciais da área da saúde e colaboradores de serviços essenciais.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação