VACINA CONTRA COVID

Salvador será a primeira capital a testar vacina brasileira contra a covid-19

Nesta primeira fase do processo, a ideia é observar a resposta imune dos avaliados, especialmente qualquer tipo de reação adversa no corpo dos voluntários

Cristiane Noberto
postado em 12/01/2022 19:46
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Cidadãos de Salvador (BA) poderão fazer história no desenvolvimento da primeira vacina contra a covid-19 100% brasileira. Profissionais do Senai Cimatec da capital baiana irão aplicar em 90 pessoas voluntárias, com idade entre 18 e 55 anos, doses do imunizante desenvolvido em parceria com a empresa estadunidense de biotecnologia HDT BioCorp.

A vacina, de dose única, é feita de uma tecnologia inédita e, além de proteger contra a Sars-Cov-2, tem o intuito de suportar as variantes. A ideia é de que apenas uma dose possa gerar resposta imune suficiente.

Nesta primeira fase do processo, a ideia é observar a resposta imune dos avaliados, especialmente qualquer tipo de reação adversa no corpo. Os testes já foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ao caminhar para a fase dois, o número de voluntários passará a ser 400. Caso necessário, a fase três terá até cinco mil participantes. Todos os experimentos durarão um ano cada.

O custo total é de R$ 6 milhões, que será dividido entre as empresas participantes. A fatia brasileira é custeada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A farmacêutica indiana Gennova Biopharmaceuticals, também é parte do processo e fabricou as doses para aplicação.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  10/01/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Vacinação contra o Novo Coronavirus. UBs 04 no Lucio Costa - Guara.
    10/01/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Vacinação contra o Novo Coronavirus. UBs 04 no Lucio Costa - Guara. Foto: Ed Alves/CB
  • Vacinação favorece quadro endêmico
    Vacinação favorece quadro endêmico Foto: Ed Alves/CB
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação