Chuvas

Estrutura de prédio desaba em Belo Horizonte e moradores são retirados

Construção na Rua Ernani Agricola, Bairro Buritis, na Região Oeste, começou a ceder na manhã deste domingo (9/1)

Natasha Werneck - Estado de Minas
postado em 09/01/2022 14:49
 (crédito: reprodução )
(crédito: reprodução )

A estrutura de um prédio em Belo Horizonte começou a ceder na manhã deste domingo (9/1). A propriedade fica na Rua Ernani Agricola, Bairro Buritis, Região Oeste.

 A Defesa Civil está a caminho do local e, por questões de segurança, os moradores foram orientados a desocupar o edifício até que seja realizada vistoria de risco. A princípio não houve danos estruturais no prédio, mas somente na área de lazer (quadra).

Militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e da Polícia Militar já estão na rua para fazer o acompanhamento. No chamado, um morador informou que parte do prédio desabou, mas sem causar vítimas.

Em um vídeo enviado por vizinhos, é possível perceber as rachaduras na base do prédio. Posteriormente, a estrutura cedeu. Confira no vídeo mais abaixo.

Segundo a Defesa Civil, Belo Horizonte registra um volume de chuva significativo o que potencializa ocorrências de risco geológico em toda cidade. “É muito importante que as pessoas redobrem suas atenções, observem sinais que possam evidenciar o risco de colapso de muros e moradias, deslizamentos de encostas e, principalmente, não permaneçam nesses locais e procurem um local seguro”, comunicou o órgão.

Todas as nove regionais de Belo Horizonte estão sob alerta de risco geológico. Por isso, é importante ficar atento às recomendações da Defesa Civil:


Coloque calha no telhado da sua casa.
Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água.
Não jogue lixo ou entulho na encosta.
Não despeje esgoto nos barrancos.
Sinais de que deslizamentos podem acontecer:%u2800
Trinca nas paredes.
Água empoçando no quintal.
Portas e janelas emperrando.
Rachaduras no solo.
Água minando da base do barranco.
Inclinação de poste ou árvores

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação