Em documento assinado por representantes do Executivo de mais de dois mil municípios brasileiros, o Consórcio Conectar acionou, na quarta-feira (5/1), o Ministério da Saúde, em busca de apoio na estruturação do atendimento da rede de atenção à saúde.
A média de casos de covid-19 está em alta há mais de uma semana, registrando cerca de 12.391 casos por dia — um aumento de 318% na comparação com a média de duas semanas atrás. Diante deste cenário, somado às infecções pelo vírus da influenza e do ‘flurona’ (uma junção de coronavírus e influenza), o documento encaminhado ao secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, solicita apoio para o enfrentamento da crise sanitária.
Entre os pedidos está o suporte na implementação de estruturas adequadas de testagem para a covid-19. A medida é uma estratégia de contenção do contágio e da circulação de novas variantes do vírus, como a ômicron. Além disso, o ofício reivindica reforço do envio de testes de antígeno e suporte com estruturas de testagem.
Para o presidente do Consórcio Conectar e prefeito de Florianópolis, capital de Santa Catarina, Gean Loureiro, a queda do distanciamento social é constante, devido a fatores como a chegada do verão e a ansiedade pela retomada da “vida normal”. “Acreditamos que a testagem rápida da população é o caminho para identificarmos com a velocidade necessária as pessoas que precisam ser isoladas e acompanhadas”, destaca.
O documento ainda notifica que, devido à intensa demanda por atendimento ambulatorial, há registros de estoques zerados de medicamentos nas redes públicas e privadas. É o caso da medicação antiviral Oseltamivir, comercializada como Tamiflu, para o tratamento de casos graves de Influenza, do qual é solicitado o envio de estoques ou de recursos para a aquisição.
Saiba Mais
- Brasil Estados se preparam para início da vacinação de crianças contra covid-19
- Brasil Anvisa afirma que governo deve ajudar a monitorar efeitos das vacinas
- Cidades DF Crianças em vulnerabilidade serão priorizadas em vacinação contra covid-19
- Cidades DF Covid-19: DF tem mais de 1 mil casos diários e taxa de transmissão em 1,45
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.