Infraestrutura marítima

Mesmo longe do mar, Brasília ganha centro de simulações de passadiço

Um dos principais objetivos do local é treinar práticos em formação, marinheiro que manobra navios em situações arriscadas, e recolher novos dados sobre o sistema hídrico brasileiro

Um centro de simulações para manobras de passadiços (local onde os oficiais náuticos manobram embarcações) foi inaugurado em Brasília pela Praticagem do Brasil nessa terça-feira (14/12). A localização escolhida, mesmo longe do mar, tem como objetivo facilitar a reunião dos poderes públicos responsáveis pelas infraestruturas marítima e portuária do país para debater melhores opções sobre o tema.

“Este conceito, de estar próximo das autoridades que decidem sobre os projetos, é único no mundo e certamente trará mais agilidade, como na concessão de um terminal. Certamente, teremos discussões de alto nível em prol do desenvolvimento portuário", afirma Ricardo Falcão, prático e presidente da Praticagem do Brasil.

A principal função do local será o treino para práticos em formação. Prático é o 'manobrista de navios', piloto marítimo ou de porto, o marinheiro que manobra navios em águas perigosas ou congestionadas, como portos ou desembocaduras de rios.

Atualmente, a profissão conta com 625 brasileiros, sendo apenas 14 mulheres. O simulador inaugurado tem campo de visão de aproximadamente 290 graus, formado por 14 telas, que traz a sensação real de navegação, inclusive com todos os botões de comando de uma embarcação.

As facilidades permitem simular com precisão qualquer tipo de manobra, situações de risco específicas que não poderiam ser treinadas na vida real, assim como podem ser revisitadas situações acidentais que já ocorreram, com o intuito didático de aprender os erros com a prática de forma segura.

Além disso, podem ser simuladas operações de aumento no porte de embarcações, novas rotas fluviais e implantação de terminais marítimos, por exemplo.

Atualização de dados aquaviários

A solução também trará uma atualização aos dados registrados na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), isso resultará em mais precisão para validação de estudos de projetos que contam com a participação de práticos.

O processamento de dados e comando do sistema é possível por causa de um parceria com o Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN-USP), referência internacional em simulações.

A estrutura completa custou cerca de R$ 5 milhões e, além do espaço físico, com equipamentos e equipe especializada, o centro conta com salas de reuniões e mais duas salas de simulação, ainda sem previsão de inauguração.

“Fomos além de um simples centro de treinamento, oferecendo facilidades de engenharia que permitem avaliar acessos aquaviários, implantação de novos terminais e operação com navios maiores. Quando você está dentro de um simulador, vendo a praticagem manobrar, é muito mais fácil enxergar como melhorar o desempenho operacional de um porto sem abrir mão da segurança, e debater as melhores opções”, diz Ricardo Falcão, prático presidente da Praticagem do Brasil.

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