Com registros de perdas de casas, utensílios domésticos e patrimônios de uma vida inteira, os moradores dos municípios baianos de Medeiros Neto, Mundo Novo e Prado podem solicitar, a partir desta quinta-feira (30/12), o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação, cedida como forma de amenizar o impacto material das chuvas, pode ser solicitada à Caixa por meio do Aplicativo FGTS.
Para realizar o pedido, o trabalhador deve escolher a opção “Meus Saques”, pelo celular. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem custo. Não há necessidade de comparecimento às agências físicas do banco.
Os endereços dos moradores que têm direito ao saque foram identificados pela Defesa Civil Municipal. O acesso aos valores pode ser solicitado até 10 de março do próximo ano. Para sacar, é necessário possuir conta com saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220.
Além da disponibilização do saque, outras ações de apoio às vítimas das chuvas na Bahia estão sendo tomadas. Diversas entidades recolhem doações de alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de limpeza e higiene pessoal, roupas e cobertores: o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA); o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA); o CCR Metrô Bahia, que recebe doações nas estações; dentre outras instituições possuem pontos de coleta em suas sedes.
Para contribuições em valores, instituições como o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) e a Associação dos Magistrados do Trabalho da 5ª Região (Amatra5); a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e o Instituto Agropecuária da Bahia (Iagro) disponibilizam uma conta bancária para depósitos.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.