Após dias de chuva excessiva na Bahia, a região Sudeste do país deverá ser a próxima a enfrentar emergência por conta de chuvas extremas. É o que apontou o Instituto MetSul Meteorologia na terça-feira (28/12). Segundo o boletim, as precipitações serão causadas pelo mesmo fenômeno.
O Instituto explica que foi formado um “corredor de umidade”, responsável pelo excesso de chuvas já na Bahia e também em Tocantins. Nos próximos sete a 10 dias, este corredor deve estar mais ao sul, provocando alta nos volumes de chuvas na região.
O alerta maior é para o estado de Minas Gerais, especialmente na virada do ano. A capital mineira pode ter volumes de até 200 mm em apenas uma semana. “O cenário de chuva por vezes é muito intenso em curto período, capaz de gerar inundações repentinas e ainda deslizamentos de terra”, informa o boletim.
Além de Belo Horizonte, as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro também têm risco de temporais no período, e, portanto, alerta para os deslizamentos de terra, em especial na capital carioca. O excesso de precipitação pode provocar situações de emergência e calamidade em alguns locais.
Chuvas na Bahia
O Instituto MetSul ainda divulgou, nesta quarta-feira (29/12), um levantamento em que comprova que em nenhum outro lugar no mundo houve tanto volume de chuvas e em área abrangente como o estado da Bahia em dezembro.
O fenômeno La Niña, que desloca águas mais quentes para determinada região, chegou a provocar anomalias nas precipitações no Sudeste Asiático, perto da Indonésia e Papua Nova Guiné. No entanto, se comparado com as anomalias de chuva na Bahia, no mapa, as chuvas registradas no estado são maiores em dimensão geográfica e volumes.
“Dados históricos de estações do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que jamais houve chuva tão volumosa nesta época do ano com marcas muitíssimo acima dos padrões históricos de dezembro, o que explica as inundações catastróficas”, informa o boletim do Instituto.
Saiba Mais
- Diversão e Arte Milton Nascimento celebra 50 anos do 'Clube da Esquina' com Orquestra Ouro Preto
- Mundo Adolescente atingida por tiro da polícia morreu nos braços da mãe nos EUA
- Brasil Copacabana terá três postos de saúde para emergência no réveillon
- Blogs Redirect GDF vai abrir 15 mil vagas para concurso público em 2022. Veja as áreas - Capital S/A
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.