Nesta segunda-feira (27/12), um vídeo que circulou pelos aplicativos de mensagem e redes sociais tem comovido pessoas de todo o Brasil. Em ato de solidariedade, moradores das cidades de Coaraci e Itapitanga, ambas do sul da Bahia, se uniram em uma ‘corrente’ para transportar donativos, depois que um trecho da BA-561, que dá acesso aos municípios, se rompeu por conta das chuvas.
No vídeo, é possível ver inúmeras pessoas formando uma fila dando volta na cratera, que deixou as cidades ilhadas, e passando os itens doados de mão em mão. Os donativos foram enviados em um caminhão, mas que teve a viagem interrompida por conta do rompimento da rodovia. Alimentos, roupas, água, produtos de higiene e limpeza chegaram aos que estão necessitando por conta desta ação conjunta.
Campanhas de doações estão sendo realizadas por moradores e prefeituras dos municípios afetados. Nos últimos dias a internet tem visto uma união em solidariedade às vítimas das enchentes. Perfis como o da prefeitura de Coaraci ( @prefcoaracioficial), que divulgou o vídeo, publicou um pix para arrecadar fundos e auxiliar os moradores da cidade.
Para quem deseja ajudar, diversos perfis no instagram estão recebendo doações. O influenciador baiano Hawk (@hawk.jpg), está arrecadando dinheiro para comprar mantimentos para cidades como Ipiaú, Ubatã e Itabuna. Ajudas também podem ser enviadas por meio dos perfis: @prefeituraitambe, @prefeitura.itabuna, @prefeituradeibicui, @lucasrush, @jaddemarcelly, @desritmei e @sensorialfiit.
Enchentes
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) contabiliza, ao menos, 116 municípios afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado desde a última quinta-feira (23/12). Desses, 100 municípios decretaram situação de emergência. Foram registradas, ainda, 20 mortes e 358 pessoas feridas.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.