O vídeo de um lobo-guará correndo e depois parando e olhando o movimento dos carros na avenida Fátima Porto, em Patos de Minas, vem circulando nas redes sociais desde o início desta semana.
Apesar de diversas buscas realizadas pela equipe de resgate do 12º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), o animal, que foi visto por várias pessoas na movimentada avenida na noite da última segunda-feira (13/12), não foi mais localizado.
Segundo informações do cabo Tiago Joaquim, responsável pela assessoria de imprensa do 12º BBM, após a corporação receber quatro ligações referentes ao fato, a equipe de resgate realizou buscas nos locais indicados pela vizinhança. “A avenida onde ele foi visto tem uma ligação para a zona rural, onde há uma área de vegetação. E como não recebemos mais chamadas ontem (14/12) e hoje (15/12), as buscas foram suspensas”, contou.
Desmatamento ou queimadas
Ainda conforme o bombeiro, a saída destes animais da zona rural para o perímetro urbano pode acontecer devido às queimadas ou ao desmatamento.
“Este ano nós tivemos muitas queimadas em Patos e na região. Não tem como a gente afirmar 100% que neste caso seria isso, mas os principais motivos destes acontecimentos são estes dois fatores (queimadas e desmatamento), que podem estar extinguindo o ambiente onde esses animais vivem e também os alimentos que eles tinham nesses locais. O que ocorre é que os animais acabam tentando buscar alimento em outros perímetros e acabam sendo vistos nas cidades”, finalizou.
O lobo-guará é um mamífero que está ameaçado de extinção. Diferentemente de outras espécies de lobo que vivem em matilha, o lobo-guará é um animal de hábito solitário e que vive no cerrado brasileiro, e também é considerado inofensivo ao homem e de comportamento dócil.
Saiba Mais
- Brasil Homem que matou mulher na frente das filhas pega 20 anos de prisão
- Brasil IBGE: Florianópolis, Vitória e Campinas são metrópoles brasileiras
- Brasil Anvisa conclui análise sobre aplicação de vacina da Pfizer em crianças
- Brasil Mulher esconde celular de assalto no sutiã e liga sem querer para ajuda
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.