PANDEMIA

Ataque hacker adia exigência de quarentena para não vacinados em sete dias

Site do Ministério da Saúde e aplicativo ConectaSUS sofreram ataque hacker na madrugada desta sexta-feira

Thays Martins
postado em 10/12/2021 13:10 / atualizado em 10/12/2021 13:11
 (crédito: Dabuel Slim/AFP)
(crédito: Dabuel Slim/AFP)

O governo federal vai adiar o início da exigência de quarentena de cinco dias para viajantes que entrem no Brasil sem estar vacinados em uma semana. As novas regras, que começariam a valer neste sábado (11/12), só passarão a ser exigidas em 18 de dezembro. 

A decisão pelo adiamento foi tomada devido ao ataque hacker sofrido pelo site do Ministério da Saúde e o aplicativo ConectaSUS na madrugada desta sexta-feira (10/12). A pasta informou que o Gabinete de Segurança Institucional e a Polícia Federal já investigam o ataque. Até o momento, o site ainda continua fora do ar. 

A nova portaria, publicada na quinta-feira (9/12), passa a exigir que, ao entrar no país, os viajantes apresentem comprovante de vacinação, além do teste negativo para a covid-19. Caso a pessoa não tenha se vacinado, ela terá que fazer quarentena de cinco dias e refazer o teste da covid-19. 

De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, uma nova portaria deve ser publicada nesta sexta com a alteração de data. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação