O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (2/12), que o Brasil possui pelo menos 8 casos suspeitos da nova variante da covid-19, a ômicron. Diante da situação e da pouca informação que se tem sobre o impacto que a variante pode causar, a pasta ativou uma sala de situação, na última segunda (29), para monitorar as infecções e adotar medidas de prevenção e controle.
Segundo a pasta, os casos suspeitos estão localizados em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1) e Distrito Federal (6). A pasta confirmou também os cinco casos da nova cepa, sendo três em São Paulo e dois no Distrito Federal e indicou que todos os confirmados estavam vacinados contra a covid-19.
Diante da nova cepa, que ainda é estudada, o Ministério da Saúde instalou uma sala de situação, que, a princípio, vai durar 15 dias, mas pode ser desativada antes caso seja identificada uma transmissão comunitária da variante no país.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, "a sala perde sua função se, infelizmente, tivermos transmissão comunitária no Brasil, porque a partir daí vira rotina a vigilância dessa variante", explicou.
Saiba Mais
- Brasil Variante ômicron impõe cancelamento de Réveillon em São Paulo, diz secretário
- Cidades DF Cidades turísticas de Goiás cancelam festas de Revéillon
- Brasil Após casos da ômicron, SP recua e mantêm obrigatoriedade de máscara ao ar livre
- Cidades DF Ômicron: DF tem dois casos de infecção pela nova variante
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.