Investigação

PF faz ação contra fraudes previdenciárias no Rio de Janeiro

A Operação Falsum Identiatis tem mandados cumpridos na cidade do Rio e investiga um grupo criminoso especializado na falsificação de documentos de identidade para obtenção de benefícios indevidos

Agência Brasil
postado em 01/12/2021 08:32
 (crédito: divulgação/PF)
(crédito: divulgação/PF)

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje (1º) quatro mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão contra acusados de fraudes previdenciárias em duas operações simultâneas. A Operação Falsum Identiatis tem mandados cumpridos na cidade do Rio e investiga um grupo criminoso especializado na falsificação de documentos de identidade para obtenção de benefícios indevidos.

Já a Operação Patronos investiga a possível participação de advogados e despachantes na obtenção de pensões fraudulentas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O esquema funciona por meio da falsificação de documentos que simulam um vínculo conjugal entre pessoas falecidas e os beneficiados pelas fraudes. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Nova Iguaçu e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, além do município do Rio.

Segundo a PF, a desarticulação dos grupos criminosos evitou um prejuízo de R$ 20 milhões aos cofres públicos. As operações contam com apoio do Núcleo Estadual da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista no Estado do Rio de Janeiro, órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.