A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta terça-feira (30/11) a identificação preliminar de dois casos da variante Ômicron em território nacional. Trata-se de um homem que chegou ao Brasil em 23 de novembro, vindo da África do Sul, e se preparava para a viagem de volta no dia 25 acompanhado pela esposa.
Ao desembarcar aqui, ele apresentou teste de RT-PCR negativo para covid-19. Entretanto, nos preparativos da volta, tanto o marido quanto a mulher testaram positivo para o novo coronavírus.
Segundo a nota da Anvisa, o laboratório Albert Einstein fez o sequenciamento genético e alertou a agência nesta segunda-feira (29/11) sobre as suspeitas. Nesta terça, a equipe publicou o laudo da análise prévia que identifica a variante Ômicron do Sars-Cov-2.
A confirmação do sequenciamento genético será feito pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), mas o texto da agência não informa a data provável do resultado. Em todo caso, os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de todo o país foram avisados para que monitorem outros casos prováveis.
Mais perigosa
A variante Ômicron tem causado preocupação na Europa, onde circula em transmissão comunitária, e deixado em alerta autoridades sanitárias de todo o mundo. Isso porque suspeita-se que ela possa escapar à imunidade adquirida em infecções anteriores da covid-19 e até à proteção dada pelas diferentes vacinas.
No Distrito Federal, o governo decidiu cancelar a festa pública de réveillon e medidas similares vêm sendo tomadas em diferentes capitais pelo país. Autoridades esperam manter a tendência de queda nos casos internações por covid, mesmo com a possível chegada da variante ao Brasil.
Saiba Mais
- Brasil Queiroga diz que ômicron não é variante de "desespero" e vê Brasil preparado para nova onda
- Brasil Saiba as regras para a entrada de viajantes no Brasil
- Brasil Vacinados da Janssen recebem orientações diferentes sobre reforço em cada cidade
- Brasil Rio suspende vacinação contra gripe por falta de doses
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.