Uma criança de 7 anos morreu no último domingo (31/10) depois de torcer o joelho na escola e passar três vezes por atendimento médico na Santa Casa de Capão Bonito, no interior de São Paulo. O tio da criança acredita que houve descaso por parte do hospital da cidade.
Ao G1, Rubens Silvério da Silva Júnior, contou que Lorrane Victória de Pontes se machucou na escola onde estuda, em Capão Bonito, e a mãe foi comunicada para buscá-la. Logo em seguida, as duas foram para a Santa Casa, onde a criança fez um exame de raio-X, foi medicada e enviada de volta para casa. As dores na perna da menina continuaram e o como o inchaço aumentou a mãe a levou novamente ao hospital no dia seguinte. Dessa vez, os médicos colocaram uma tala na perna de Lorrane e a liberaram.
No entanto, foi só na terceira ida à Santa Casa que o atendimento foi feito por um pediatra. De acordo com a família, a menina estava com a boca roxa e precisou de oxigênio. Foram feitos novos exames de raio-X e ficou constatado que o fígado da menina estava inchado. A profissional solicitou então a transferência para Sorocaba para novos exames, mas a menina morreu a caminho do hospital.
Em nota à TV Tem, filial da Rede Globo no interior de SP, a Santa Casa de Capão Bonito confirmou que Lorrane foi atendida pela instituição nos dias 29, 30 e 31 de outubro, mas negou que houve omissão no atendimento.
A Santa Casa informou que a paciente foi acompanhada durante o transporte por médica especialista e morreu durante a remoção. O corpo da menina foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itapetininga para esclarecer a causa da morte e que, no momento, "é precipitado qualquer especulação e conclusão".
Luto em Capão Bonito
A prefeitura de Capão Bonito lamentou a morte da criança nas redes sociais e afirmou que está assistindo e apoiando de todas as formas a família da menor, neste momento difícil e de dor. “Do mesmo modo, estamos aguardando o resultado do laudo pericial, elaborado para apurar a causa do óbito da menor, para tomarmos as medidas necessárias que o caso requer", afirmaram em nota publicada na página do Facebook.
Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso será investigado pelas autoridades. A reportagem tentou entrar em contato com a Delegacia responsável pelo caso, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
Moradores de Capão Bonito marcaram para o próximo sábado (6/11) um protesto para cobrar melhorias no sistema de saúde da cidade. Nas redes sociais, o Centro de Assistência Social de Capão Bonito também fez uma postagem se solidarizando com a família da Lorrane, que era assistida pela entidade.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.