O professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Luiz Ricardo Goulart Filho, 59 anos, faleceu vítima da covid-19 nesse domingo (24/10). O corpo do pós-doutor foi velado na segunda-feira (25/10), em Uberlândia.
Luiz Ricardo liderou diversas pesquisas sobre o enfrentamento da pandemia, sendo a principal delas o desenvolvimento de um teste para detectar o coronavírus por meio da saliva.
O professor era mestre em genética, doutor em genética molecular, com pós-doutorados em patologia molecular médica e microbiologia médica e imunologia. Além disso, atuava como professor titular no Instituto de Biotecnologia, e docente adjunto do Departamento de Microbiologia Médica e Imunologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
O reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, informou que "um dos cientistas mais proeminentes da UFU, uma referência nacional e também internacional". Uma matéria recheia de homenagens foi postada pela universidade.
O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Ponte, que chegou a visitar a UFU para conhecer o projeto de testes salivar de covid de Luiz Ricardo, também prestou suas condolências.
Saiba Mais
*Estagiária sob a supervisão de Lorena Pacheco