No dia 21 de outubro, uma quinta-feira, as Defesas Civis Estadual e Municipal de Nova Lima, em conjunto com a Vale, vão realizar um novo simulado de evacuação para caso de rompimento de barragens.
A medida preventiva, que tem o intuito de orientar as comunidades locais e empregados da Vale a como reagir em casos de emergência, desta vez será realizada nas barragens B3/B5, B6, B7 e Taquaras, da Mina Mar Azul; barragem da Mina Mutuca e barragem Capão da Serra, da Minas Tamanduá, na região do Distrito de São Sebastião das Águas Claras, em Macacos, Nova Lima.
A finalidade é tornar mais efetivo o Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), que com estudos técnicos de cenários hipotéticos, realiza simulações em caso de algum rompimento, para que, assim, a população saiba como proceder em situações de emergência.
Os pontos de interdição informados pela mineradora são:
- Estrada São Sebastião das Águas Claras, em frente à Pousada Mata Atlântica e na esquina com a estrada do Engenho;
- Rua São Luiz – Macacos;
- Av. Manoel Bandeiras; - Alameda do Luar, nas proximidades da portaria 2 do Condomínio Pasárgada;
- Igreja de Macacos;
- Capela Velha;
- Canto dos Fechos;
- Estrada do Engenho, em frente ao circuito de bike;
- Áreas internas Vale.
Durante a realização do simulado, o trânsito ficará interditado em treze pontos, com equipes identificadas no local para as orientações necessárias aos usuários.
Em um comunicado oficial, a Vale esclarece que as barragens seguem monitoradas 24 horas por dia pelo Centro de Monitoramento Geotécnico e também afirma que as barragens não sofreram alteração no nível de segurança.
Para mais informações sobre a realização do simulado, a empresa disponibilizou o número de Central de Atendimento Vale, 0800 031 0831, ou da Defesa Civil do Município de Nova Lima (31) 3542-5610.