Preservação

Finalizando mês das crianças, Turma da Mônica lança cartilha sobre autocuidado

O Instituto Mauricio de Sousa em parceria com a FISESP está lançando dicas para crianças aprenderem sobre relações seguras e saudáveis

Helena Dornelas*
postado em 27/10/2021 19:19 / atualizado em 27/10/2021 19:20
Turma da Monica lança cartilha sobre relacionamentos saudáveis -  (crédito: Reprodução redes sociais)
Turma da Monica lança cartilha sobre relacionamentos saudáveis - (crédito: Reprodução redes sociais)

Em tempos de discussões sobre saúde mental, autocuidado e relacionamentos saudáveis, a Turma da Mônica traz esses assuntos para as crianças. Uma parceria com a Federação Israelita do Estado de São Paulo, os famosos personagens da infância dos brasileiros, preparou uma cartilha virtual com o objetivo de ajudar as crianças a terem relacionamentos saudáveis e sobre informar os responsáveis em situações de desconforto.

A iniciativa foi feita pelo Instagram, onde Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão e outros personagens do bairro do limoeiro apresentam dicas voltadas para a boa convivência. O primeiro e talvez mais importante diz: “É importante respeitar a si mesmo”, onde a Mônica fala sobre a importância do respeito ao próprio corpo e ao do outro.

A segunda dica, que ainda não foi publicada, é com o Cebolinha pedindo para que não faça nada contra a própria vontade ou com a do outro, abordando sobre consentimento. Seguindo essa linha, no passo cinco, Nimbus, personagem inspirado no filho de Mauricio de Sousa, fala sobre conversar com pessoas confiáveis sobre conversas desconfortáveis.

Na rede social, o Instituto Mauricio de Sousa escreveu sobre o objetivo da cartilha, “para levar às famílias informações sobre a importância de fomentar relações respeitosas.”

A cartilha é inspirada em outra iniciativa, a “Bem me quer é quem me quer bem”, feita pelo Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina da FISESP. As postagem da Turma da Mônica serão feitas nos instagrans da duas instituições.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação