SÉRIE DE CRIMES

Justiça condena homem que estuprou e engravidou enteada

Criminoso ainda agrediu a ex-mulher diversas vezes. Mãe também foi condenada por não denunciar os abusos

Estado de Minas
postado em 16/10/2021 00:10 / atualizado em 16/10/2021 00:10
 (crédito: Reprodução/Google Street View)
(crédito: Reprodução/Google Street View)

Um homem terá que cumprir 20 anos e seis meses de prisão por estuprar, engravidar e agredir a enteada menor de idade em Ipanema, na região mineira do Vale do Rio Doce. A condenação da Justiça também inclui crimes de agressão contra a ex-mulher dele, mãe da menina abusada.

A 2ª Vara Criminal de Ipanema também condenou a mãe por omitir os abusos sexuais contra a filha. A sentença dela prevê 15 anos, 11 meses e 10 dias de prisão.

Em ambos os casos, a Justiça entendeu que houve agravantes, já que os estupros aconteceram em ambiente domiciliar e contra menor de idade. A vítima tinha entre 14 e 18 anos, segundo o Ministério Público, que ofereceu a denúncia.

Os crimes aconteceram entre 2016 e 2018, de acordo com o MP. Ao menos 10 estupros ocorreram neste período de tempo.

O que diz a lei sobre pedofilia?

A pedofilia em si não é considerada crime, pois se enquadra como um quadro de psicopatologia. Por lei, são considerados crimes ou violências sexuais contra crianças e adolescentes abuso sexual, estupro, exploração sexual, exploração sexual no turismo, assédio sexual pela internet e pornografia infantil.

O que é estupro contra vulnerável?

O crime de estupro contra vulnerável está previsto no artigo 217-A do Código Penal Brasileiro. O texto veda a prática de conjunção carnal ou outro ato libidinoso com menor de 14 anos, sob pena de reclusão de 8 a 15 anos.

No parágrafo 1º do mesmo artigo, a condição de vulnerável é entendida para as pessoas que não tem o necessário discernimento para a prática do ato, devido a enfermidade ou deficiência mental, ou que por algum motivo não possam se defender.

No entanto, se a agressão resultar em lesão corporal de natureza grave ou se a vítima tiver entre 14 e 17 anos, a pena vai de oito a 12 anos de reclusão. E, se a conduta resultar em morte, a condenação salta para 12 a 30 anos de prisão.

O que é a cultura da pedofilia?

A cultura da pedofilia é um termo criado para definir como a sociedade aceita e até incentiva a sexualiação de crianças e adolescentes, além de estimular a infatilização da mulher adulta.

Isso pode se tornar presente desde letras de músicas a enredos de filmes.

Como denunciar violência contra mulheres?

Ligue 180 para ajudar vítimas de abusos.
Em casos de emergência, ligue 190.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação