A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta sexta-feira (24/9), uma nota técnica reafirmando a importância da continuidade das medidas de prevenção e controle da disseminação do novo coronavírus nas instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), mesmo após a vacinação desse grupo.
Segundo o órgão regulador, mesmo vacinados, os idosos ou os cuidadores podem contrair e disseminar o vírus. “Nesse sentido, é imprescindível que as ações de prevenção de disseminação do vírus continuem a serem seguidas", afirmou em nota.
A publicação inclui informações sobre o uso de máscaras, distanciamento, higienização, bem como procedimentos para visita segura aos residentes e procedimentos para a recepção de idosos recém-internados, entre outros tópicos.
“Essas orientações devem continuar a ser observadas rigorosamente pelos responsáveis pelas instituições, cuidadores, funcionários, visitantes e pelos idosos para prevenir exposição ao vírus e consequente abalo na condição de saúde dessas pessoas, uma vez que esta população convive no mesmo ambiente e que surtos podem ocorrer se estas precauções não forem realizadas. Neste sentido, destacamos também que as boas práticas descritas nas medidas de prevenção de contaminação do vírus SARS-COV-2 podem auxiliar na prevenção de outras doenças infecciosas, de forma que a adoção destas medidas é benéfica para toda população que habita e circula pela instituição de longa permanência”, orientou a agência reguladora.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
*Estagiária sob supervisão de
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.