A estudante carioca Gabriela Duque Rasseli, 24 anos, acusa a empresa aérea Latam de ter causado a morte do cachorro dela, Zyon, um filhote da raça golden retriever, na terça-feira (14/9). Segundo Gabriela, o animal teria sofrido maus-tratos por parte da empresa. Ela conta que embarcou o mascote no Rio de Janeiro, às 13h53; e o recebeu de volta, às 15h30.
Em nota divulgada à imprensa, os advogados de Gabriela e da família dela informaram que "a jovem, além de viver o luto por seu animal de estimação, também recebe, devido à grande exposição sofrida, inclusive ataques de terceiros".
Além disso, afirmaram que, apesar das notas divulgadas e da proposta de reunião da Latam, "Gabriela e a família Duque ainda aguardam os devidos esclarecimentos da empresa sobre o período em que Zyon passou desde o desembarque até o encontro".
"A família estuda a possibilidade de entrar com ação judicial, na tentativa de obter reparação e encerramento ao episódio que ainda causa muita dor. Entretanto, ainda resta a indignação pelo descaso com que os animais são tratados pela companhia e a frustração na busca por respostas pelo que aconteceu com Zyon."
A Latam, em nota, afirmou que seguiu todos os protocolos de transporte do pet, e que atende rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais. "Nós, da Latam, nos sensibilizamos muito com o que aconteceu e estamos em contato com a cliente Gabriela desde o desembarque do animal. A companhia reitera que a segurança é um valor inegociável, reforçando que se solidariza com a tristeza vivida pela cliente e que fará tudo que está ao seu alcance para oferecer a assistência necessária neste momento", informou a companhia.
Redes sociais
Nas redes sociais, o caso teve imensa repercussão. Apesar de muitos usuários terem ficado com raiva da companhia aérea e do ocorrido com o cachorro, muitos internautas questionaram a compra e venda de pets, tratando animais como mercadorias.
Quando as pessoas começarem a compreender que animal não é mercadoria, muita coisa vai mudar. O caso do cachorro que morreu no avião da latam é inadmissível. Não sei como é considerado normal e seguro um animal ser despachado junto da bagagem. ??????
— Flavia Domingues (@fla_domingues) September 21, 2021
A @LATAM_BRA ASSASSINOU UM CACHORRO! Estão tentando acobertar o caso, quero ver agora que já chegou no Twitter, empresa lixo do caralho! pic.twitter.com/gklaBpeVl5
— annie rietveld (@annyccardoso) September 20, 2021
ISSO NAO PODE FICAR ASSIM. A @LATAMAirlines/@LATAM_BRA matou um cachorro. Além de ter sido transportado sem nenhum cuidado que um animal merece, ele só foi entregue quase 2 horas depois que chegou, praticamente sem vida
— b-army struggle tweets????????? NAMUDAY???? (@armystruggIe) September 21, 2021
Por favor divulguem esse caso, isso é muito triste pic.twitter.com/Tvnm0eacHc
Essa história do cachorro que morreu no bagageiro da Latam tem várias coisas que me irritam.
— Guzella (@henriqueguzella) September 20, 2021
Primeiro que a garota comprou um cachorro longe da cidade dela. Ou seja a viagem seja aérea ou terrestre já é um fator de stress, ainda mais para um filhote.
*Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader
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