O único sobrevivente dos ataques de Ricardo Pinheiro Jucá Vasconcelos, 43 anos, Wellington Braga de Mello, 75, não resistiu aos ferimentos e morreu nessa quinta-feira (2/9), após 19 dias internado. Ele era sogro do acusado e foi atingido durante o crime, que aconteceu em 13 de agosto, na casa onde o homem morava com a filha da vítima, em Cônego, Nova Friburgo (RJ).
No mesmo dia, o empresário Ricardo Pinheiro executou a mulher, Nahaty Gomes de Mello, 33 anos, filha de Wellington e grávida de 6 meses, e matou a sogra, Rosemary Gomes de Mello, 67.
O suspeito do feminicídio está internado em um hospital psiquiátrico desde 20 de agosto, após ter alegado instabilidade mental. Contudo, após a audiência de custódia, foi julgada ausente a presença de transtornos psíquicos, e ele já teve a ordem de transferência para o presídio de Bangu autorizada.
Ricardo Pinheiro tem posse de arma e, para adquirir o armamento no Brasil, é necessário apresentar laudo psicológico que o comprove apto para praticar tiro, esporte realizado pelo empresário.
Na decisão, o juiz Marcelo Alberto Chaves Villas destaca que "o acusado praticava tiro desportivo, postava fotografias em rede sociais com arma de fogo e não se sabe influenciado por discurso de ódio". "Quiçá fatores possam explicitar crimes tão graves como ora os apurados e não um suposto surto psicótico. Chama atenção que o surto psicológico, apenas foi abordado superficialmente nos depoimentos dos agentes da lei em sede policial que afirmaram que o denunciado disse informalmente que cometeu os crimes, pois teve um 'surto'", continuou.
* Estagiária sob a supervisão de Mariana Niederauer
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.