Indígenas de todo o país começaram a chegar em Brasília neste domingo (22/8) e se reunir na Praça da Cidadania, na Esplanada dos Ministérios. O movimento chamado ‘Luta pela Vida’ terá atividades até o próximo sábado (28/8).
Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o movimento promoverá atos contra chamada "agenda anti-indígena que está em curso no no Congresso Nacional e no Governo Federal".
As delegações de indígenas guarani do Estado de São Paulo chegaram em Brasília, na tarde deste domingo (22/8), para participarem do acampamento Luta Pela Vida. #MobilizaçãoNacionalIndígena#LutaPelaVida#EmergênciaIndigena#MarcoTemporalNão pic.twitter.com/noQlB7Zebb
— Centro de Trabalho Indigenista (@cti_indigenismo) August 22, 2021
Em nota, a Apib explica que os indígenas têm denunciado de forma constante "o agravamento das violências contra os povos originários dentro e fora dos territórios tradicionais."
Na programação do movimento, estão previstas plenárias, agendas políticas em órgãos do Governo Federal, e embaixadas, marchas e manifestações públicas.
No início deste mês, a Apib denunciou o presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional por genocídio contra os povos indígenas.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.