Minas Gerais

Plano de saúde exige consentimento do marido para colocar DIU em mulher

Pelo menos duas cooperativas de Minas exigiam consentimento de companheiro, conforme publicou reportagem da Folha de S. Paulo

Estado de Minas
postado em 05/08/2021 14:25 / atualizado em 05/08/2021 14:54
 (crédito: Reprodução/Ministério da Saúde)
(crédito: Reprodução/Ministério da Saúde)

Cooperativas da Unimed de João Monlevade (Região Central de Minas) e de Divinópolis (Centro-Oeste de Minas) têm exigido o consentimento de maridos para autorizarem o procedimento para colocar o DIU (dispositivo intrauterino) em mulheres casadas.

Essa foi a informação divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo nessa terça-feira (3/8). Além delas, a situação se repetiu em Ourinhos, no interior de São Paulo.

O dispositivo intrauterino é um método contraceptivo que age localmente, no útero. Ele pode ser feito com cobre, cujo prazo de validade é de 10 anos dentro do corpo, ou com hormônio (progesterona), que vale por cinco anos.

Nesses períodos, a mulher não precisa se preocupar com a possibilidade de engravidar, mas pode, se quiser, retirar o dispositivo a qualquer momento.

A Folha entrou em contato, sem se identificar, por telefone com as três cooperativas da seguradora para confirmar a informação, que consta no Termo de Consentimento para inserção do contraceptivo.

"A informação de que não era possível realizar o procedimento sem o consentimento do cônjuge foi confirmada pela central de atendimento ao cliente das três unidades", informou a reportagem.

As unidades de Divinópolis e Ourinhos informaram, por meio da assessoria de imprensa à Folha, que abandonaram a exigência após o contato da Folha.

Já a unidade de João Monlevade negou."A cooperativa afirma que apenas recomenda que o termo seja compartilhado, por isso o espaço para a assinatura do companheiro."

As empresas se amparam na Lei 9.263 de 1996 sobre o planejamento familiar. A legislação é alvo de diversas de críticas por exigir o consentimento do parceiro nos casos de esterilização cirúrgica de pessoas casadas por ferir o direito à escolha pelo reprodutivo das mulheres.

Portanto, a exigência da lei não contempla métodos contraceptivos como o DIU.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Estetoscópio e caneta sobre uma folha de papel. O estetoscópio está em primeiro plano, ele é prateado com o
    Estetoscópio e caneta sobre uma folha de papel. O estetoscópio está em primeiro plano, ele é prateado com o "cano" que liga a parte de colocar no ouvido do médico ao medidor de batimentos cardíacos na cor azul. A caneta também tem detalhes azuis, está desfocada em segundo plano. Foto: Pixabay / Pexels
  • A woman looks at a NFT by Ryoji Ikeda titled
    A woman looks at a NFT by Ryoji Ikeda titled "A Single Number That Has 10,000,086 Digits" during a media preview on June 4, 2021, at Sotheby's for the Natively Digital: A Curated NFT Sale Online Auction to take place June 10, 2021. They are technology enthusiasts on the hunt for opportunities in the Wild West market surrounding NFTs: the popular certified digital objects that have spawned a new generation of collectors convinced of their huge potential. - RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY MENTION OF THE ARTIST UPON PUBLICATION - TO ILLUSTRATE THE EVENT AS SPECIFIED IN THE CAPTION / AFP / TIMOTHY A. CLARY / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY MENTION OF THE ARTIST UPON PUBLICATION - TO ILLUSTRATE THE EVENT AS SPECIFIED IN THE CAPTION Foto: TIMOTHY A. CLARY
  • DIU
    DIU Foto: Reprodução/Ministério da Saúde
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação