Militares do Corpo de Bombeiros foram acionados, na tarde desta sexta-feira (30/7), para verificar um suposto produto perigoso em uma rua do Bairro Heliópolis, na Região Norte de Belo Horizonte. Um balde contendo a palavra "radioativo", que era levado por um morador de rua, chamou a atenção dos moradores, que mobilizaram a instituição.
De acordo com os bombeiros, um morador de rua levava um recipiente similar a um balde de tinta de 15 litros. A pessoa tentava esconder o material, mas os moradores viram a ação, que ocorreu na Rua Dinah Rocha Melo. Chegando no local, os militares constataram que o produto acusava 0,2 micro Sv/hora (medida de radiação ionizante sobre seres humanos).
Com isso, a guarnição acionou o Núcleo de Emergências Ambientais (NEA) e o Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN). Todo o perímetro chegou a ser isolado em um raio de 100 metros. A principal suspeita é que o recipiente seja de Iodo-131.
Por volta de 19h40, o material foi recolhido por técnicos do CDTN, onde será armazenado. Os bombeiros não esclareceram se o homem que portava o material perigoso foi detido.
Saiba Mais
- Mundo Ucrânia recorda o 35º aniversário da catástrofe de Chernobyl
- Mundo Cerca de 170 focas foram encontradas mortas na República russa do Daguestão
- Mundo Irã fecha temporariamente central nuclear de Bushehr após "falha técnica"
- Mundo Reator chinês fechado para 'manutenção' após discussões com engenheiros franceses
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.