Cem anos se passaram e a Nestlé, a dona da marca Leite Moça, decidiu substituir a icônica personagem da camponesa na embalagem por seis mulheres brasileiras reais.
A campanha "Leite Moça® 100 anos. Tudo que pode dar certo vai dar certo" teve início pelo Instagram da marca, em abril. As ilustrações das 6 personagens (Dona Sônia, Bia, Gabriela, Angela, Tia Bena, Terezinha e Amanda) foram feitas pela artista Débora Islas, que informou nas redes sociais vem desenvolvendo o projeto desde janeiro.
Apesar da boa recepção do público, na internet, alguns comentários geraram debates sobre os corpos das mulheres que vão estampar as embalagens comemorativas. "Qual lata você prefere? A do Leite Moça tradicional, com a camponesa, ou essa nova versão, com a gordinha? Na dúvida, compre de outra marca", comentou um usuário.
"Os caras incomodados porque mudaram a moça do Leite Moça. Conservador adora falar que progressista é mimizento", respondeu outro internauta.
Outro internauta lembrou de uma charge publicada pela Folha de S. Paulo em março desde ano.
A Nestlé ainda não se pronunciou sobre os comentários negativos, mas Renata d’Ávila, CSO da FCB Brasil, distribuidora da marca, informou em nota que a troca foi feita para representar mulheres que ajudaram a construir a marca.
"Trazemos histórias de transformação e crescimento pessoal conquistados usando a marca como aliada na culinária e na confeitaria. Assim, homenageamos a Moça e as moças que fazem parte da sua trajetória”, explicou. A edição especial das latas chega agora em junho aos pontos de venda.
* Yasmin Ibrahim, estagiária sob supervisão de Hellen Leite