Redes sociais

Após 100 anos, Leite Moça troca camponesa da embalagem e gera controvérsia na internet

Com identidade e história para cada uma das personagens, a edição especial das latas chega em junho aos supermercados.

Cem anos se passaram e a Nestlé, a dona da marca Leite Moça, decidiu substituir a icônica personagem da camponesa na embalagem por seis mulheres brasileiras reais.

A campanha "Leite Moça® 100 anos. Tudo que pode dar certo vai dar certo" teve início pelo Instagram da marca, em abril. As ilustrações das 6 personagens (Dona Sônia, Bia, Gabriela, Angela, Tia Bena, Terezinha e Amanda) foram feitas pela artista Débora Islas, que informou nas redes sociais vem desenvolvendo o projeto desde janeiro.

 

 

 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por De?bora Islas (@deboraislas)

Apesar da boa recepção do público, na internet, alguns comentários geraram debates sobre os corpos das mulheres que vão estampar as embalagens comemorativas. "Qual lata você prefere? A do Leite Moça tradicional, com a camponesa, ou essa nova versão, com a gordinha? Na dúvida, compre de outra marca", comentou um usuário. 

"Os caras incomodados porque mudaram a moça do Leite Moça. Conservador adora falar que progressista é mimizento", respondeu outro internauta.

Outro internauta lembrou de uma charge publicada pela Folha de S. Paulo em março desde ano.

 

A Nestlé ainda não se pronunciou sobre os comentários negativos, mas Renata d’Ávila, CSO da FCB Brasil, distribuidora da marca, informou em nota que a troca foi feita para representar mulheres que ajudaram a construir a marca.

"Trazemos histórias de transformação e crescimento pessoal conquistados usando a marca como aliada na culinária e na confeitaria. Assim, homenageamos a Moça e as moças que fazem parte da sua trajetória”, explicou. A edição especial das latas chega agora em junho aos pontos de venda.

* Yasmin Ibrahim, estagiária sob supervisão de Hellen Leite