O Ministério da Saúde definiu nesta terça-feira (15/6) um nome para comandar a Secretaria de Enfrentamento à covid-19, que está, desde a sua criação, em 10 de maio, sem um titular. Quem vai assumi-la é a diretora do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), Rosana Leite de Melo. A médica chega para substituir a infectologista Luana Araújo, que chegou a ser anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mas teve a nomeação vetada pela Casa Civil da Presidência da República.
A autorização da cessão de Rosana pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para o Ministério foi publicada, nesta terça-feira (15), no Diário Oficial da União (DOU). Formada pela própria UFMS, está à frente do HRMS desde novembro de 2019, instituição que é centro de referência no combate ao novo coronavírus no Mato Grosso do Sul.
Na semana passada, Rosana se reuniu com Queiroga, em Brasília e, segundo nota do site do hospital de Mato Grosso do Sul, a pauta do encontro foi o enfrentamento da pandemia da covid-19 e as demandas do estado. “Hoje viemos pedir ao ministro auxílio às nossas demandas e ele se mostrou sensível ao momento crítico que o HRMS e nosso estado passam”, disse Rosana, ao site do HRMS.
Nos últimos meses, o complexo de saúde teve aumento de casos de covid-19 e também observou uma situação crítica na taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva. Em 30 de março, o hospital teve o pior dia de ocupação, com 112% de pacientes em vagas para pacientes críticos.
Rosana assume o lugar da infectologista Luana Araújo, que chegou a ser anunciada por Queiroga como secretaria de enfrentamento à covid-19, mas não teve a nomeação concretizada. Desde então, a secretaria segue sem comando.
A Secretaria de Enfrentamento à covid-19 é uma promessa de Queiroga desde o início da gestão e foi criada logo após o início dos trabalhos da CPI da Covid, no Senado. O objetivo do ministro é centralizar em um único setor as ações de enfrentamento à pandemia.