Clima

Onda polar que atinge o Brasil tem a maior anomalia de frio do mundo

Segundo o MetSul, em nenhuma região do planeta fora da Antártida a temperatura está tão abaixo da média como no sul do Brasil

Correio Braziliense
postado em 29/06/2021 13:35 / atualizado em 29/06/2021 13:36
 (crédito: Twitter/ reprodução )
(crédito: Twitter/ reprodução )

As baixas temperaturas que atingem o Sul do Brasil e fizeram nevar em algumas regiões de Santa Catarina são o resultado de uma onda polar que traz a maior anomalia negativa de frio no mundo fora do polos, segundo o MetSul. De acordo com o Instituto, em nenhum outro lugar do planeta as temperaturas estão tão abaixo da média como na parte central da América do Sul. 

As baixas temperaturas também atingem a Argentina, Uruguai e Paraguai. Nesta terça-feira (29/6), Bom Jardim da Serra registrou -7,5C°, a menor temperatura do ano no Brasil. 

O hemisfério Norte também tem registrado temperaturas fora da média. Enquanto no Ártico a temperatura está 0,5°C acima da média, na Antártida a temperatura está 3,2°C abaixo da média. Isso contribui para que o Hemisfério Norte esteja 0,5°C acima da média, enquanto o Hemisfério Sul registre temperatura 0,5°C abaixo da média. O Canadá registrou nesta segunda a maior temperatura da sua história com 46°C.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação