O Brasil receberá nesta semana e na próxima mais 3,2 milhões de doses da vacina Comirnaty, produzida pela farmacêutica Pfizer e pela BioNTech. Parte dessas unidades, cerca de 2,4 milhões, será enviada pela Pfizer em três entregas feitas ainda nesta semana. Nesta terça-feira (15/6), um lote de 530 mil doses deve chegar ao país e outras 936 mil unidades desembarcam na quarta-feira (16) e na quinta-feira (17).
As doses enviadas pela Pfizer fazem parte do primeiro contrato firmado com o Ministério da Saúde para a entrega de 100 milhões de vacinas até o fim do terceiro trimestre de 2021.
Na segunda-feira (14), o governo federal se reuniu com a farmacêutica para pedir a antecipação de doses da vacina Cominarty adquiridas pelo Ministério da Saúde. A reunião contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, que no início do ano chegou a criticar as cláusulas de contrato oferecidas pela Pfizer.
A pasta fechou dois contratos com a farmacêutica para a compra de 200 milhões de vacinas, mas como demorou para oficializar a aquisição do imunizante, a maior parte só será entregue a partir de agosto.
Via Covax
As outras 842 mil doses, que completam o montante de 3,2 milhões, serão enviadas na próxima semana pelo Covax Facility, consórcio internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS). A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde. O país adquiriu via Covax 42,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19.
Até o momento, a pasta da Saúde recebeu 5 milhões de doses do consórcio liderado pela OMS. Todas as unidades foram da AstraZeneca/Oxford.
Saiba Mais
- Mundo AstraZeneca anuncia revés no desenvolvimento de tratamento anticovid
- Política Bolsonaro sobre projeto de passaporte de vacina: "Se passar, eu veto"
- Agência Covid-19: Rio de Janeiro vacina gestantes e puérperas com comorbidades
- Cidades DF Vacinação: agendamento é reaberto para pessoas com 50 anos ou mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.