Moradores de Bom Jesus de Goiás (GO) se surpreenderam com um redemoinho de poeira que se estendeu até o céu na tarde da segunda-feira (31/5). Em vídeo que viralizou nas redes, um morador registra o fenômeno que tem cerca de 30 metros de altura. Veja abaixo:
Para o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, André Amorim, o surgimento de redemoinhos em maio e junho é incomum, mas pode ocorrer desde que haja o encontro entre temperaturas baixas e altas. “O fenômeno ocorre quando um vento fraco começa a ganhar velocidade por estar em contato com um solo quente que produz uma corrente de ar aquecida. Assim, o vento começa a empurrar e girar o turbilhão de poeira”, explica.
Apesar de se dissipar em poucos minutos, o especialista sugere cautela ao observar o fenômeno. “O redemoinho tem a capacidade de provocar destelhamento em casas, derrubar placas ou outdoors, então é preciso cuidado para evitar acidentes”, conclui.
Veja abaixo a explicação completa do gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, André Amorim:
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.