Poucas horas depois de o presidente Jair Bolsonaro mencionar o uso das Forças Armadas na vacinação contra a covid-19 durante a live semanal, o Ministério da Defesa divulgou, na noite desta quinta-feira (8/4), que os militares começam a ajudar nos trabalhos de imunização da população do Rio de Janeiro a partir desta sexta-feira (9).
De acordo com a pasta, as Forças Armadas montaram oito postos de vacinação, a pedido da Prefeitura do Rio de Janeiro, para apoiar o esforço de imunização contra a covid-19. “Sob responsabilidade da Força Naval, estão três postos de vacinação; da Força Terrestre, outros três; e da Força Aérea, mais dois. Os militares são técnicos de enfermagem e receberam treinamento específico”, destacou a nota.
Os militares têm atendido solicitação de outras prefeituras, "prestando apoio logístico aos postos de vacinação das secretarias municipais de saúde de Manaus, São Luís, Teresina, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre", conforme informações do comunicado.
O órgão destacou ainda que, há mais de um ano, as Forças Armadas apoiam a população no enfrentamento à pandemia. “Por meio dos Comandos Conjuntos, 194.962 indígenas foram vacinados em áreas de difícil acesso, em 13 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIS)”, concluiu a nota.