PANDEMIA

Chile e Bolívia restringem entrada de brasileiros para frear avanço da covid-19

Presidente boliviano Luis Arce anunciou no Twitter que, a partir desta sexta-feira (2), à 0h, o país irá fechar as fronteiras com o Brasil por sete dias. Paraguai é o único que permanece aberto, mediante apresentação de resultado negativo para um exame RT-PCR feito 72 horas antes

Pedro Ícaro*
postado em 01/04/2021 17:37 / atualizado em 01/04/2021 17:43
 (crédito: AFP / AIZAR RALDES)
(crédito: AFP / AIZAR RALDES)

Os governos do Chile e da Bolívia anunciaram, nesta quinta-feira (1º/4), restrições para entrada de pessoas em seus territórios oriundas de países que têm altos índices de infecção por covid-19. O governo chileno fechou as fronteiras tanto para cidadãos quanto para estrangeiros, e a decisão será implementada a partir da próxima segunda-feira (5). Já o presidente boliviano Luis Arce anunciou no Twitter que, a partir desta sexta-feira (2), à 0h, a Bolívia irá fechar as fronteiras com o Brasil por sete dias.

“Como parte das medidas de proteção à população, instruímos o fechamento temporário das fronteiras com o Brasil por 7 dias. Ministérios da Saúde e Esportes, Ministério de Governo e Ministério das Relações Exteriores providenciarão o fechamento temporário de outros pontos, com base na situação epidemiológica” disse o presidente em rede social.

No Chile, os caminhões que entrarem no país para abastecimento precisarão de autorização do governo e os motoristas terão que apresentar os exames de PCR negativo das últimas 72 horas anteriores à entrada no país.

Outros países mantêm restrições com o Brasil para evitar o avanço da covid-19. No Peru, foi prorrogada a suspenção dos voos oriundos do país até 15 de abril. A medida estava em vigor desde 26 de janeiro com duração de 15 dias, expirando na última quarta-feira (31/3). O governo fez avaliação durante o período para verificar os avanços do vírus. A suspensão também vale para o Reino Unido e a África do Sul.

"Dado que a situação epidemiológica da covid-19 está em desenvolvimento com a confirmação de uma variante do Sars-Cov-2, se faz necessário manter a suspensão dos voos de passageiros do Reino Unido, África do Sul e Brasil de 1º a 15 de abril", disse o governo peruano através do Diário Oficial do país.

Desde o dia 27, a Argentina suspendeu os voos que fazem ligação entre Chile, México e Brasil, sem prazo para voltar à normalidade. No Uruguai, as fronteiras com o Brasil foram fechadas, porém com algumas exceções, como familiares no país, cidadãos uruguaios, estrangeiros residentes, aqueles que estejam em missão humanitária ou por conta de reunião familiar.

O Paraguai é o único país que mantém as fronteiras abertas com o Brasil, contanto que os brasileiros apresentem o teste PCR negativo realizado em até 72 horas de antecedência.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação