Uma semana após bater dois recordes no número de mortes pela covid-19, o estado de São Paulo voltou a superar a triste marca, que ultrapassa mil óbitos em 24 horas. É a quarta vez em que a unidade federativa registra perdas/ na casa dos milhares na notificação diária. Nesta terça-feira (30/3), mais 1.209 vidas perdidas foram acrescentadas no balanço estadual, que ao todo soma 73.492 fatalidades.
Anteriormente, o maior acumulado havia sido contabilizado na última sexta-feira (26), quando SP confirmou 1.193 óbitos. Em todos os dias que São Paulo superou as mil mortes diárias pela covid-19, o balanço nacional de óbitos pela doença ultrapassou a marca de 3 mil perdas.
Com a nova alta de mortes registrada em São Paulo, estado que puxa boa parte das atualizações brasileiras, a expectativa é de que o país atinja novamente, nesta terça-feira, a marca no balanço nacional feito pelo Ministério da Saúde.
Ainda em ritmo acelerado de novas infecções, o estado opera no limite da capacidade hospitalar, com ocupação de 92,3% das unidades de terapia intensiva (UTIs) do estado. São 12.946 pacientes em leitos de terapia intensiva e 18.095, em enfermaria.
O estado prorrogou, na última sexta (26), a fase emergencial de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus até o dia 11 de abril. A fase, que está em vigor desde 15 de março, tem medidas mais rígidas de restrição de circulação e também estabelece um toque de recolher entre 20h e 5h em todos os 645 municípios paulistas todos os dias.