COVID-19

SP anuncia que somente serviços essenciais irão funcionar por 14 dias

Medida começar a valer no próximo sábado (6/3) e vai durar duas semanas. Todo o estado entra na fase vermelha do Plano São Paulo, na qual apenas atividades essenciais podem funcionar

Após o Brasil bater o recorde de mortes pela covid-19 registrada em 24 horas, o governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (3/3) que todo o estado entra na fase vermelha do Plano São Paulo, na qual apenas serviços essenciais podem funcionar. A medida começar a valer no próximo sábado (6) e vai durar 14 dias. As escolas continuam abertas, mas só podem atender presencialmente apenas 35% da capacidade total.

“Devido ao aumento de casos e mortes, todo o estado será classificado na fase vermelha a partir do dia 6 de março até o dia 19 de março. São 14 dias de fase vermelha. Não temos nenhuma alegria em dar essa informação. Temos a tristeza de reconhecer a situação dificílima que estamos vivendo em São Paulo, e não é diferente do país”, disse o governador João Doria.

Além disso, Doria anunciou que abrirá mais 500 leitos, sendo 339 de unidade de terapia intensiva (UTI) e outros 161 de enfermaria. “Esse leitos vão ser ativados gradualmente a partir do dia 8 para reforçar o sistema de saúde em todo o estado. Vamos enfrentar nas próximas duas semanas as piores duas semanas da pandemia desde março do ano passado”, disse Doria.

Com a instalação, o estado terá um aumento em 152% no número de leitos de UTI para enfrentar essa fase. A última atualização feita pelo governo mostra que 75,3% dos leitos de UTI destinados para pacientes da covid-19 em todo estado estavam ocupados.

Saiba Mais