A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou nesta terça-feira (2/3) o primeiro caso de reinfecção por covid-19 no estado. A confirmação foi feita por sequenciamento genético conduzido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Segundo o órgão, o paciente é do sexo masculino e tem 29 anos. Ele apresentou diagnóstico confirmado para covid-19 em maio de 2020 e voltou a desenvolver a doença em janeiro de 2021, com sintomas leves, sem necessidade de hospitalização.
De acordo com a secretaria, o laboratório conseguiu identificar diferenças genéticas entre os vírus que infectaram o paciente nestes dois períodos com intervalo de aproximadamente 230 dias.
O caso foi notificado seguindo os critérios do Ministério da Saúde e vai ser investigado pela área técnica da SES-MG - o Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (Cievs-MG).
“Foi realizado amplo e minucioso estudo do caso com encaminhamento de amostras clinicas para pesquisa genômica pelos Laboratório Central (Lacen), da Funed, e pelo Laboratório de Referência Nacional (LRN), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ)”, explica a nota do governo.
Casos
Minas registrou 3.975 casos e 47 mortes de covid-19 em 24 horas. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, o estado totaliza 887.080 casos de coronavírus e 18.645 mortes.
Desde 23 de fevereiro, a média móvel está acima de 5 mil casos. Nesta terça, a média móvel é 5.616. Com esses números, a curva de transmissão segue em patamar alto e não indica tendência de queda.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.