O Procon de São Paulo enviou uma solicitação à Caixa para que o banco identifique o vencedor “desaparecido” da Mega da Virada 2020. A demanda é para que ele seja pago antes do vencimento do prazo, nesta quarta-feira (31/3). Segundo a autarquia, isso seria possível porque a aposta foi feita via sistema eletrônico e, por isso, o banco tem as informações necessárias para localizar o ganhador.
Caso o vencedor não seja encontrado, esse será o “maior esquecimento” das loterias brasileiras até agora. O prêmio de R$ 162.625.108,22, nesse caso, deve ir para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para levar a bolada, bastava que o ganhador se apresentasse em qualquer agência da Caixa ou casa lotérica credenciada nos últimos três meses, com um documento de identificação oficial com foto e o comprovante da aposta impresso. Como o jogo foi feito pela internet, também era possível gerar um QR code para ser escaneado na agência.
A Caixa informou que prestou os esclarecimentos necessários ao Procon-SP. "O banco esclarece ainda que, de acordo com a Lei 13.756/2018, cabe exclusivamente ao apostador solicitar o recebimento de prêmios de loterias em até 90 dias. A lei estabelece, ainda, que todo prêmio não reclamado no prazo acima seja repassado ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)", destaca o texto.
Segundo o banco, ao apostar na casa lotérica, os dados pessoais do apostador não são registrados nos sistemas da Caixa. A assim também ocorre ao apostar pela internet. "A CAIXA não grava, junto com a aposta, a identidade do apostador, independente do canal de venda. Assim, o cadastro feito no sistema de vendas on-line não é gravado nas apostas efetuadas, que são independentes e invioláveis, para proteção do próprio apostador. Essas são medidas imprescindíveis adotadas pelo banco para garantir a segurança e integridade das Loterias CAIXA", finaliza o texto.
Outra pessoa acertou as seis dezenas no sorteio, mas resgatou o dinheiro logo depois que o resultado foi divulgado. Ambos jogaram os números: 17 - 20 - 22 - 35 - 41 - 42.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.