A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) inicia projeto piloto chamado “Mentoria para Altos Executivos”. Nesta sexta-feira (5/2), a Enap abre as inscrições para a iniciativa que, com metodologia de sistema de mentoria, irá capacitar e melhorar os conhecimentos de altos executivos do setor público. O programa conta com o apoio técnico da empresa líder mundial em desenvolvimento de talentos, Lee Hecht Harrison (LHH).
A primeira edição do projeto está prevista para começar ainda este mês, e conta com cinco etapas: seleção de participantes; formação das duplas; preparação dos participantes; encontros de mentoria e acompanhamento e avaliação. A iniciativa vai durar oito meses e selecionar 16 duplas de mentores e mentorados.
O projeto irá trabalhar nove competências essenciais de liderança: visão de futuro; inovação e mudança; comunicação estratégica; geração de valor para o usuário; gestão para resultados; gestão de crises; autoconhecimento e desenvolvimento pessoal; engajamento de pessoas e equipes; e coordenação e colaboração em rede.
“Nossa meta é ampliar a capacidade do Estado de atender às necessidades e expectativas do cidadão brasileiro. Instituições são formadas por pessoas e nós criamos capacidade de Estado quando capacitamos essas pessoas. Incentivar o desenvolvimento dos servidores e de seus talentos nos trará um serviço de melhor qualidade”, explicou o presidente da Enap, Diogo Costa. A ideia é investir em servidores com alto potencial e desenvolver suas carreiras por meio da troca de conhecimento e de experiências com líderes e ex-lideranças no serviço público.
A metodologia se baseia na figura de um mentor, uma pessoa mais experiente e com excelência reconhecida, que irá estimular e orientar a carreira de um mentorado, que, neste caso, será um servidor competente e com grande potencial de se tornar um líder. “É uma das metodologias mais eficazes para desenvolvimento de líderes no século XXI. Será também uma forma de acelerarmos a aprendizagem”, informou o diretor de Educação Executiva da Enap e comandante da iniciativa, Rodrigo Torres.
Os mentores serão selecionados pela Enap e deverão ser escolhidas 16 pessoas que são ou já foram líderes no setor público. O engenheiro de produção, gestor governamental e secretário de Gestão no Ministério da Economia, Cristiano Heckert, é o primeiro mentor já confirmado.
A expectativa é de que o trabalho de mentoria seja realizado duas vezes ao ano com 30 servidores em cada turma. Atualmente, só no Poder Executivo Federal há 9 mil pessoas que podem ter suas carreiras impulsionadas e consolidadas por meio da mentoria.
Inscrições
Os interessados em participar do projeto piloto devem fazer a inscrição on-line entre 5 e 12 de fevereiro. Para fazer parte do programa é necessário ser ocupante de cargo DAS 4 ou superior na administração direta do Poder Executivo Federal, além de ter, pelo menos, seis meses de exercício em cargos semelhantes em qualquer das três esferas federativas. As inscrições foram abertas nesta sexta-feira e vão até 12 de fevereiro.
Programa
Durante o projeto, serão realizados oito encontros, com duração de 1h a 1h30, em um intervalo de seis meses. Esses encontros seguirão roteiro sugerido pela LHH em parceria com a Enap. Durante esse período, haverá reuniões individuais de supervisão do trabalho dos mentores e será realizado, ainda, um laboratório coletivo entre todos os participantes para o compartilhamento de informações.
*Estagiária sob supervisão de Odail Figueiredo