Covid-19

Avião com insumo para 8,6 mi de doses da Coronavac chega hoje, diz governo de SP

O volume é suficiente para a produção de 8,6 milhões de doses do imunizante, segundo o governo paulista

Está a caminho de Campinas (SP) o avião que transporta 5,4 mil litros de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina CoronaVac para atender à demanda do Brasil. A carga saiu nesta terça-feira (2/2), às 21h30 (horário de Brasília), de Pequim e está prevista para pousar em solo brasileiro nesta quarta-feira (3/2), conforme informações do Governo de São Paulo. 

A partir dos insumos, o Instituto Butantan, responsável pelo desenvolvimento do imunizante junto à Sinovac, será capaz de envasar e distribuir mais 8,6 milhões de doses da CoronaVac ao Programa Nacional de Imunização (PNI). Segundo o instituto, as primeiras entregas referentes a esse lote começam em 25 de fevereiro.

Outro envio de mais 5,6 milhões de litros de IFA também está acordado para acontecer em 10 de fevereiro. A partir desse material, o Butantan irá gerar mais 8,7 milhões de doses. Com a inclusão dos 11 milhões de litros de insumo, a produção diária deve atingir até 600 mil doses, diz o instituto.

Por enquanto, o Ministério da Saúde recebeu 8,7 milhões de doses da CoronaVac, o que representa, até o momento, mais de 80% da oferta de imunizantes contra a covid-19 ao PNI. O restante equivale às vacinas da Fiocruz com a AstraZeneca.

Para completar as 46 milhões de doses acordadas para serem entregues até abril, o Butantan ainda negocia o recebimento de mais 8 mil litros de IFA. “A produção com esse quantitativo de matéria-prima prosseguirá muito rapidamente”, afirmou o diretor do instituto, Dimas Covas.

Até o fim da semana, a instituição paulista também pretende firmar acordo com o Ministério de fornecimento de mais 54 milhões de doses da vacina, com data a ser definida. “Isso vai nos permitir chegar a um total de 100 milhões de doses. Nossa programação é que possamos entregar essas doses até o começo de agosto”, estima Covas.
 

Saiba Mais