O secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Luiz Otávio Franco Duarte, está hospitalizado após ter se infectado com o novo coronavírus durante viagem a Manaus feita por diversos secretários da pasta para tratar do colapso da rede de saúde da capital do Amazonas. Além de Franco, mais dois funcionários da pasta que participaram da viagem foram infectados.
Questionado pelo Correio sobre o estado do secretário, o ministério disse que a saúde de Franco Duarte “está em constante evolução”. “Ele está se recuperando muito bem e esperamos um breve retorno dele às atividades no Ministério da Saúde”, afirmou a pasta por meio de nota.
Desde a última segunda-feira (25/1), a agenda do secretário aponta que Franco Duarte realiza “trabalho remoto” para atender as orientações do Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE) covid-19, que indicar ser necessário “adotar o trabalho remoto por, no mínimo, 7 (sete) dias após retorno do estado, mantendo-se o distanciamento físico e observando-se o aparecimento de sinais e sintomas sugestivos de covid-19”.
Segundo a agenda, o último dia de trabalho do secretário do ministério em Manaus foi na sexta-feira da semana passada.
Nesta sexta-feira (29/1), durante a cerimônia de recepção dos profissionais selecionados por meio do programa Mais Médicos para reforçar o atendimento dos pacientes de covid-19 no Amazonas, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, disse que muitos da equipe que foram a Manaus adoeceram. Segundo apuração do Correio, ao menos três funcionários do ministério foram infectados na viagem.
“A gente chegou há 19 dias, a pedido do ministro, juntos com todos os secretários. Como o problema maior de Manaus, basicamente, era na atenção primária e na atenção especializada, eu e o secretário Franco ficamos. Muitos da nossa equipe adoeceram, o secretário Franco teve que voltar por (ter contraído) covid, e vários outros da equipe do Ministério da Saúde”, disse.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, retornará a Brasília na tarde desta sexta-feira (29/1).
Saiba Mais