Portugal decidiu suspender os voos entre o país e o Brasil. A decisão, anunciada nesta nesta quarta-feira (27/1), cancela, portanto, as viagens que ocorreriam entre os dias 29 deste mês e 14 de fevereiro. Segundo o Ministério do Interior português, a medida é motivada pela piora na pandemia no Brasil e a confirmação de uma nova variante do coronavírus em Manaus.
Continuam permitidos os voos de repatriação e humanitários , contanto que os viajantes apresentem exame — feito até 72 horas antes do embarque — que prove que o indivíduo recebeu diagnóstico negativo para a covid-19. Além disso, os indivíduos devem fazer quarentena de 14 dias ao chegar em Portugal.
O Reino Unido barrou, dia 14 de janeiro, viajantes oriundos do Brasil, Portugal e de outros 14 países por conta da nova variante do coronavírus. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou à época que buscava formas de se proteger contra a 'variante brasileira' do vírus.
Em 18 de janeiro, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a anunciar que iria suspender as restrições em relação aos voos entre o Brasil e o país. No mesmo dia, contudo, a equipe de Joe Biden, atual presidente, anunciou que reverteria a decisão de Trump.
Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro