A esperada campanha de vacinação contra a covid-19 começou em muitos municípios brasileiros, mas ainda com poucas doses e apenas para grupos prioritários. No município de Pombal (PB), a primeira leva é de apenas 282 doses da vacina, que deveriam ser divididas entre os profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate ao vírus e os idosos que moram nos asilos da cidade. Apesar de não pertencer a nenhum dos dois grupos, o prefeito Abmael de Sousa Lacerda (MDB) decidiu que seria um dos primeiros imunizados da cidade.
Mais conhecido como doutor Verissinho, o chefe do executivo aparece nas fotos oficiais, postadas pelo perfil da prefeitura no Facebook, recebendo a vacina contra o novo coronavírus ao lado de profissionais de saúde. A legenda explica a etapa inicial da campanha, mas não menciona o porquê da participação do mandatário.
De forma simbólica, o município de Pombal iniciou nesta terça-feira (19/01) a vacinação dos profissionais de saúde e...
Publicado por Prefeitura de Pombal em Terça-feira, 19 de janeiro de 2021
“De forma simbólica, o município de Pombal iniciou nesta terça-feira (19/1) a vacinação dos profissionais de saúde e usuários do Centro de Convivência da Terceira Idade "Odilon Lopes". A partir de amanhã, mais pessoas do grupo de risco e profissionais da área da saúde que atuam na linha de frente receberão a primeira dose da Coronavac”, diz a publicação.
Outro lado
Procurado pelo Correio, o prefeito Dr. Verissinho silenciou após saber do que se tratava a reportagem e até o momento não respondeu oficialmente aos questionamentos. Antes disso, no entanto, em entrevista à rádio Jovem Pan de João Pessoa, o prefeito de Pombal afirmou que, como médico, atende pacientes de maneira gratuita em uma policlínica do município. As primeiras vacinas, no entanto, são destinadas apenas para médicos, enfermeiros e técnicos que atuam diretamente no combate à pandemia, dentro dos hospitais e prontos-socorros.
A cidade de Pombal tem 32,7 mil habitantes, segundo dados do senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O último boletim epidemiológico, divulgado pela prefeitura na terça-feira (19/1), informa que houve 1,9 mil casos (5,8% da população infectada) e 26 mortes confirmadas no município até agora. Enquanto isso, as vacinas recebidas para a primeira fase da campanha alcançam menos de 1% do total de habitantes.
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) investiga o caso do prefeito vacinado. O Correio tentou entrar em contato com a Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba, mas ainda não recebeu retorno. O espaço está aberto para futuras explicações.