A operação do Ministério da Saúde para buscar as duas milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford com a AstraZeneca na Índia foi adiada e a aeronave que vai buscar os imunizantes só decolará do Brasil às 23h da sexta-feira (15/1). Anteriormente, o avião da companhia aérea Azul sairia do país rumo à Índia ainda nesta quinta-feira (14).
Com isso, a chegada dos imunizantes no Brasil, que estava prevista para acontecer no sábado (16), deve ocorrer no domingo (17), dia em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidirá sobre os pedidos de autorização para uso emergencial das doses que chegarão da Índia. A agência também avaliará no mesmo dia o pedido de uso emergencial das seis milhões de doses da vacina CoronaVac, que já foi importada da China pelo Instituto Butantan.
A Azul alega que o adiamento do voo que buscará os imunizantes ocorreu devido a questões de logística no preparo da carga. Segundo a assessoria de imprensa da companhia aérea, o avião só decolará do Brasil quando a carga de vacinas estiver 100% pronta. A aeronave decola ainda nesta quinta-feira (14), às 15h30, do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com destino ao aeroporto dos Guararapes, em Recife (PE), onde ficará até partir para a Índia.
As duas milhões de doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca, adquiridas pelo Ministério da Saúde junto ao laboratório indiano Serum, retornarão para o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, onde serão armazenadas.
Segundo a nota emitida pelo Ministério da Saúde, a vacina poderá ser distribuída aos estados em até cinco dias após a aprovação do uso emergencial da Anvisa.