A Fundação da Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) apontou que o estado tem a maior taxa de transmissão da covid-19 no país. Atualmente, cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 130. No Brasil, segundo o Imperial College, a taxa de transmissão está em 1,2, ou seja, cada 100 pessoas transmitem o vírus para mais 120.
Além disso, o Amazonas teve um aumento de 135% no número de casos de covid-19 nos últimos 14 dias.
O Amazonas vive uma greve crise na saúde devido ao aumento de casos de covid-19. Um dos motivos que podem estar por trás da alta transmissão no estado é a nova variante do coronavírus que circula na região.
Ao todo, 229 pacientes tiveram que ser transferidos para outros estados. Neste sábado, foram transferidos 15 para Pernambuco.
Para ajudar a controlar a doença no Amazonas, 5% das 2 milhões de doses da vacina de Oxford/ AstraZeneca estão sendo enviadas para o estado.
Neste sábado (23/1), o governador do estado, Wilson Lima, disse que a partir de segunda-feira (25) as restrições de circulação de pessoas será de 24 horas. As pessoas só poderão sair para atividades essenciais.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.