Governadores comemoram recebimento das doses e antecipação da vacinação
No Twitter, os líderes celebram o imunizante como "vitória da ciência" e garantem logística para dar início à campanha de vacinação o mais rápido possível
Governadores comemoram o início da imunização contra a covid-19 no Brasil, com data acertada para esta segunda-feira (18/1), às 17h, e o recebimento das doses para a distribuição nos Estados, após reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta manhã. No Twitter, os líderes celebram o imunizante como "vitória da ciência" e garantem logística para dar início à campanha de vacinação o mais rápido possível.
O governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), afirmou que o secretário de Saúde do Estado, Carlos Eduardo Lula, já recebeu o primeiro lote de vacinas destinadas ao Maranhão e, "assim que elas chegarem, iniciaremos o transporte e entrega às prefeituras". Apesar de classificar o momento como uma "grande conquista", Dino faz um apelo à "viabilização urgente" dos imunizantes, "pois o número inicial é muito pequeno". Segundo ele, a alternativa mais viável é a fabricação dos imunizantes no Brasil, pelo Butantan e pela Fiocruz. "Foco deve ser esse agora", afirmou.
Secretário ?@carloselula? já recebeu o 1º lote de vacinas destinadas ao Maranhão. Assim que elas chegarem, iniciaremos o transporte e entrega às prefeituras. Também entregaremos seringas e agulhas para as prefeituras que precisarem >> pic.twitter.com/u2oZJE1bS7
No início da reunião desta manhã, os governadores tinham combinado com o início da vacinação para terça-feira (19) às 14h. No entanto, Pazuello adiantou o 'Dia D e hora H' para hoje, às 17h. Antes, o planejamento da pasta era iniciar a vacinação na quarta-feira (20) às 10h.
Diante da mudança, governadores foram obrigados a antecipar o calendário de vacinação. Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, escreveu ser um "dia emocionante e decisivo na luta contra a pandemia" e afirmou que o Estado está "preparado para a chegada da vacina contra a covid-19". Segundo a publicação, Minas Gerais iniciará a distribuição e aplicação aos grupos prioritários "imediatamente".
Recebendo as primeiras doses da vacina contra a covid-19 para Minas Gerais. A vacinação pode começar ainda hoje, a partir das 17h! pic.twitter.com/u96CR0SmAP
Um dos grandes problemas que cercou a corrida da vacinação no país foi a falta de seringas e agulhas para aplicação das doses. O governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PHS), acalmou a população e garantiu um estoque "de seringas com agulhas necessárias e a logística definida para agilizar a entrega das doses aos 139 municípios".
???? O Governador @maurocarlesse está no depósito central em Guarulhos, recebendo as primeiras vacinas que irão para o Estado do Tocantins! ????????????????
O Estado do Amazonas, que esteve no foco nos últimos dias pelo colapso do sistema de saúde na capital, Manaus, também mostrou-se pronto para iniciar a imunização. O governador Wilson Lima (PSC) ainda afirmou que o Estado receberá, além das 256 mil doses preestabelecidas, 50 mil doses doadas pelo Governo de São Paulo.
O aval dado no domingo (17/1) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alcança a distribuição de 6 milhões de doses da Coronavac, imunizante produzido pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, para todos os estados do País.
Na reunião simbólica de recebimento das doses desta manhã, participaram os governadores do Amapá, Waldez Góes (PDT); Ceará, Camilo Santana (PT); Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); Goiás, Ronaldo Caiado (DEM); Mato Grosso, Mauro Mendes, (DEM); Pará, Helder Barbalho (MDB); Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr. (PSD); Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT); Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL); e o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), em substituição a João Doria (PSDB).
Governadores participam de ato simbólico para recebimento da coronavac
Miguel Schincariol/AFP
Governadores participam de ato simbólico para recebimento da coronavac
Miguel Schincariol/AFP
Governadores participam de ato simbólico para recebimento da coronavac
Miguel Schincariol/AFP
Despacho da Coronavac para o interior de São Paulo
Governo de São Paulo/divulgação
Recipientes de distribuição da Coronavac
Governo de São Paulo/divulgação
O Vice Governador Rodrigo Garcia participa do Recebimento Simbólico das Vacinas Coronavac pelos Governadores de outros Estados e pelo Ministério da Saúde
Governo do Estado de São Paulo
O Vice Governador Rodrigo Garcia participa do Recebimento Simbólico das Vacinas Coronavac pelos Governadores de outros Estados e pelo Ministério da Saúde
Governo do Estado de São Paulo
Distribuição de de doses da vacina da covid-19 para o interior de São Paulo
Divulgação/Governo de São Paulo
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.