Após a principal empresa fornecedora de oxigênio para Manaus, White Martins, dizer que vai importar oxigênio da Venezuela para a cidade brasileira, o governo do país vizinho se manifestou e disse que irá ajudar com o insumo. Nesta quinta-feira (14/1), o chanceler venezuelano, Jorge Arreaza, usou as redes sociais para afirmar que conversou com o governador Wilson Lima (PSC) e colocou à disposição o oxigênio necessário para ajudar o estado.
"Por instruções do presidente Nicolás Maduro, conversamos com o governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, para colocar imediatamente à sua disposição o oxigênio necessário para atender a contingência sanitária em Manaus. Solidariedade latino-americana antes de tudo", escreveu Arreaza.
Por instrucciones del Presidente @NicolasMaduro conversamos con el gobernador del Estado Amazonas, Brasil ????????, @wilsonlimaAM para poner inmediatamente a su disposición el oxígeno necesario para atender la contingencia sanitaria en#Manaus. ¡Solidaridad latinoamericana ante todo!
— Jorge Arreaza M (@jaarreaza) January 14, 2021
O estado enfrenta um caos na saúde pública com o aumento dos casos de covid-19. Nesta quinta-feira, foi necessária a transferência de pacientes para outros estados devido à falta de oxigênio na unidade da Federação. Para conter o aumento dos casos da doença, o governo estadual decretou toque de recolher.
A White Martins informou que o consumo de oxigênio no Amazonas aumentou cinco vezes nos últimos 15 dias e que identificou estoques do insumo na Venezuela, por isso fará a importação de lá.
Saiba Mais
- Brasil Empresa vai trazer oxigênio da Venezuela para abastecer Manaus
- Cidades DF Seis pacientes com covid-19 transportados de Manaus chegam a Brasília
- Política "Está complicada a situação lá", resume Bolsonaro sobre Manaus
- Brasil Manaus: Fornecedora de oxigênio diz ter informado sobre situação no início do mês
- Brasil Pazuello diz que rede de saúde em Manaus entrou em colapso
- Brasil Brasileiros culpam 'negacionistas' pelas mortes por covid-19 em Manaus
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.