Prefeito eleito no Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM) anunciou a assinatura de um termo de cooperação com o Instituto Butantan para a aquisição da vacina CoronaVac, produzida em parceria com a farmacêutica chinesa SinoVac.
"Estive hoje com o governador de São Paulo João Doria e assinamos um termo de cooperação com o Instituto Butantã para a aquisição da vacina para o coronavírus. Entendemos que o ideal é que tenhamos um plano nacional de imunização - aquilo que pretendemos seguir, mas estamos preparando nossa rede de saúde para que ela possa atender os cariocas com a maior brevidade possível e sem riscos", afirmou.
O político afirmou ainda que já está "em contato com diferentes laboratórios com o objetivo de superar esse difícil momento" e que, no próximo dia 28, apresentará o plano de enfrentamento à covid-19 de forma detalhada.
Nesta semana, o presidente do Butantan, Dimas Covas, disse que vai pedir autorização de uso emergencial e o registro definitivo da CoronaVac. Após o pedido, ele estimou que com o prazo de 10 dias para análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seja possível iniciar a vacinação em São Paulo a partir do dia 15 de janeiro — antecipando cronograma, previsto para começar vacinação no dia 25.