Uma onça-parda (ou suçuarana, como também é conhecida) fugiu do zoológico de Santarém, no oeste do Pará, nesta segunda-feira (14/12). Funcionários da instituição, a Polícia Ambiental, Secretaria Municipal de meio Ambiente e um ex-funcionário do zoo que foi o primeiro a cuidar do mamífero quando ela foi resgatada, o biólogo Sidcley Matos, participam da equipe de buscas pelo animal.
A onça é um macho adulto com cerca de 9 anos. Zoinho, como é chamado, foi resgatado em Oriximiná em 2011, com o irmão. Eles eram vítimas de maus-tratos. Tudo indica que ele esteja nas matas próximas ao bairro Matinha.
Segundo Sidcley Matos, o animal tem comportamentos noturnos de caça, por isso, é raro encontrá-lo durante o dia.
"Durante a noite, a atividade desses animais é intensa. As presas principais são veados e mamíferos pequenos. O contato com o ser humano é um pouco raro, pois quando esses animais veem os seres humanos eles tendem a fugir. A orientação é, ao avistar o animal, se afastar e acionar os órgãos competentes para que seja feito o resgate", disse Sidcley.
Por meio de nota, a equipe do zoológico Unama frisou que todos os órgãos ambientais foram acionados assim que a fuga foi registrada. "Ressaltamos que todos os nossos esforços estão direcionados em resgatar o animal", salientam.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.