A Escola Virtual de Governo (EV.G), plataforma de ensino a distância da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), atingiu 3 milhões de inscritos em novembro deste ano. As 1,6 milhão de inscrições registradas neste ano são superiores ao acumulado entre 2018 e 2019, que somou 1,4 milhão de vagas preenchidas. Cursos sobre ética e cidadania, governo digital e transparência foram os mais procurados pelos alunos.
Para o presidente do Enap, Diogo Costa, o resultado, além de ser motivo de comemoração, foi impulsionado pelo isolamento social causado pelo novo coronavírus. “A pandemia e a transformação digital ajudaram a elevar esse número. Foi um recorde, e conseguimos atrair alunos de todos as partes do país e até do exterior. Agregamos 600 mil novos usuários de janeiro a novembro deste ano.”
O novo ano de inscrições também indicou um perfil diferente dos alunos interessados nos cursos ofertados. Além de jovens, funcionários de empresas privadas e desempregados foram maioria nas inscrições. Especialistas da Escola entendem que a pandemia motivou a busca, principalmente dos jovens que se adaptaram melhor ao cenário de estudo a distância. Eles representam o dobro, comparado com os últimos anos. Na classificação por gênero, as mulheres com idade entre 20 e 24 anos formam a maioria.
A Região Sudeste liderou a procura, com 39% das inscrições, seguida por Nordeste (23%), Centro-Oeste (17%), Sul (12%) e Norte (9%).
Cursos gratuitos
Os cursos da Enap são gratuitos e podem ser feitos por qualquer pessoa. São 217 opções com inscrições abertas, distribuídas em 16 áreas temáticas. “Neste ano, consolidamos a Escola Virtual, como uma importante plataforma de educação. Falamos de vírus respiratórios para desenvolvimento de inteligência emocional e conquistamos usuários de fora do país”, acrescentou Costa. As inscrições podem ser feitas no site da Enap.
“Não tem limite para inscrições, os cursos podem ser acessados a qualquer momento, assim como iniciados. O que acontece é um tempo para poder concluí-los; não cumprindo esse prazo, o estudante fica como desistente, perde o acesso à plataforma e precisa retomar o curso do início”, explicou Diogo Costa.
Nos últimos três anos, a quantidade de cursos concluídos vem crescendo. “Em 2018, era de 40%. Em 2019, de 44% e, agora, devemos passar de 50%, já que temos 48% concluídos e 6% em andamento, o que daria 54%”, observou Costa.
Para o próximo ano, a escola pretende lançar novos cursos, principalmente voltados para a área de transformação digital. “Estamos desenhando novos cursos para o desenvolvimento de competências para a transformação digital, e em projetos de parceria com vários outros órgãos para desenvolvimento de cursos técnicos específicos”, informou o coordenador-geral de Produção de Web da Enap, Carlos Eduardo dos Santos. Na sua avaliação, atingir o recorde de 3 milhões de inscritos, revela que a Escola Virtual de Governo se tornou um importante instrumento para o desenvolvimento de novas competências na administração pública.
Estagiária sob supervisão de Odail Figueiredo
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.