Saúde

Campanha alerta para câncer de próstata, que atinge 65 mil por ano

Desde o início do mês, a campanha Novembro Azul busca conscientizar sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata. Em Brasília, monumentos públicos, como o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, receberam a projeção de um laço azul, símbolo do movimento. A finalidade do Novembro Azul é conscientizar os homens sobre a importância da realização de exames periódicos para diagnóstico precoce do câncer de próstata. A projeção foi sugerida pelo Ministério da Saúde.

O Novembro Azul foi criado na Austrália em 2003, aproveitando a celebração do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. Teve como inspiração o Outubro Rosa, que alerta mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o câncer de próstata é a neoplasia mais frequente entre homens. Estima-se que só neste ano serão registrados 65 mil novos casos. Os exames periódicos anuais são importantes porque a doença normalmente não apresenta sintomas em sua fase inicial. Frequentemente ela só é detectada em estágios mais avançados. Se identificado e tratado precocemente, o câncer de próstata apresenta cerca de 90% de chances de cura.

A SBU recomenda que o exame de toque retal seja feito anualmente a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e dos 45 anos para negros e homens com casos na família.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), muitos casos podem deixar de ser diagnosticados a tempo este ano em razão do isolamento social provocado pela pandemia de covid-19. Em 2020, houve uma queda de 70% das cirurgias oncológicas e uma diminuição de 50% a 90% das biópsias enviadas para análise. Assim, estima-se que entre 50 mil a 90 mil brasileiros deixaram de receber diagnóstico de câncer nesse período. (Com Agência Câmara)