Dados do Ministério da Saúde atualizados nesta segunda-feira (16/11), contabilizam 165.789 mortes e um total de 5.863.093 casos de contágio de covid-19. O número de novos contágios no país é de 14.134, com 140 casos de óbito. Ao todo, 727.112 desses casos foram registrados no Centro-Oeste e 15.527 levaram a óbito. Especialistas apontam que aumento no número de casos pode indicar uma segunda onda de contágio.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou mais um recorde de novos casos diários de covid-19 em todo o mundo. Mesmo antes do registro do último sábado (14/11) de 660.905 novos casos da doença, já eram notáveis sinais de uma segunda onda de contaminação. Países da Europa, como França e Alemanha, já haviam adotado novamente ao lockdown.
No Brasil, desde a segunda semana de novembro, especialistas apontam para uma possível nova onda de contágio do novo coronavírus. Dados do sistema InfoGripe mostraram que nove capitais, como Florianópolis, João Pessoa e Maceió, apresentam tendência de alta de contaminação por covid-19. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o número de internações cresceu.
Vacina
Também foi divulgado hoje que a vacina contra o novo coronavírus da farmacêutica americana Moderna é 94.5% eficaz. O imunizante está na Fase 3, a fase final, para análise de dados. Até o momento, o Brasil não tem nenhum acordo com a farmacêutica para compra e distribuição da vacina da Moderna.
*Estagiária sob supervisão de Carlos Alexandre de Souza