Desde a manhã desta quinta-feira (5/11), toda o sistema de comunicação do Ministério da Saúde está fora do ar. As informações são de que nem mesmo os computadores conseguem ser ligados. Fontes do Correio afirmam que a suspeita é de ataque ao sistema da pasta, que investiga a ocorrência.
Nos bastidores, a equipe teme perda de dados ou divulgação de materiais sigilosos, caso a informação de ataques de hackers se confirme. Tanto a internet, redes, sistemas e e-mails, quanto os telefones e os próprios computadores estão sem funcionar. A comunicação com a imprensa está sendo feita via Whatsapp.
Não há previsão para que as conexões sejam restabelecidas. “Por enquanto, sem previsão de normalizar e não há diagnóstico do que pode ser”, informou a assessoria de comunicação do ministério.
Com isso, as informações de áreas técnicas e atualização dos sistemas, como a plataforma da covid-19, ficarão defasadas até que o problema seja solucionado. “A equipe técnica do Departamento de Informática do SUS (Datasus) investiga o que causou o problema e trabalha para o restabelecimento do serviço, mas não há previsão para o retorno do sistema”, disse a assessoria.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.